
O que leva uma pessoa a consumir substâncias que é constantemente negativada, ou seja, substâncias proibidas de serem comercializadas e que escancaradamente se é comentado o mal que trás ao organismo? O que deve passar pela mente dessa pessoa que sabe que essas substâncias fazem mal, mas mesmo assim usa sem pudor, sem vergonha e sem limites.
A partir da década de 90, o número de usuários de cocaína realmente começou a aumentar. a maconha já era utilizada com uma certa frequência mesmo sendo proibida. O uso dessas drogas entre estudantes, que era de 0,5% em 1987, quadriplicou passando a 2% em 1997. Esse aumento se deu principalmente nas regiões Sul e Sudeste.
Quantidades cada vez maiores de drogas foram apreendidas e ao longo da década os derivados de cola começaram a ganhar a preferência em algumas cidades brasileiras, como o crack e a merla (substâncias inaladas atraves do fumo).
Existem estudos científicos que tentam comprovar que muitos destes usuários são estudantes universitários, ou seja, o futuro mais próximo de nosso país. Futuros médicos, dentistas, advogados, administradores, professores entre outros profissionais tão importantes para nosso futuro envolvidos com substâncias ilicíltas, se drogando, se matando e achando muito natural e normal nessa idade.

A mídia divulga estes dados exporadicamente, porém por causa das várias manifestações a favor da legalização da maconha, acabamos de mãos atadas, mas consequências do uso de uma "simples" maconha não possui o mesmo destaque nem mesmo um simples debate permitindo a propagação de uma falsa idéia de inocuidade. Embora a curto prazo os efeitos prejudiciais da maconha não sejam tão evidentes quanto os da cocaína e seus derivados, ela causa problemas de concentração e de memória, dificultando a aprendizagem e a execução de tarefas como dirigir ou concluir um pensamento lógico. Seu uso contínuo pode causar alteração da imunidade, desencadear doenças mentais, e sérios problemas de redução do interesse e de motivação pela vida podendo levar a morte.
Muitas pessoas dizem: "A maconha não vicia, só uma tragadinha!" MENTIRA, é comprovado cientificamente que as substâncias que compõem a maconha ficam alojadas no organismo causando dependência química. É claro que não é uma dependência da magnitude da cocaína e seus derivados, mas vicia sim!
Portanto prestem atenção em seus amigos, filhos e pessoas de sua convivência e reparem no seu comportamento, pois se ela quiser ainda existe salvação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário